Nossa História

Conheça mais sobre a Casinha do Pão

Nossa História

Conheça mais sobre
a Casinha do Pão

Linha do Tempo

Anterior à história da União Espírita Eurípedes Barsanulfo – “Casinha do pão” é preciso contar a história da “Casa da Mãe Pobre”.

A “Casa da Mãe Pobre” foi um complexo de casas situadas em um mesmo terreno com o intuito de abrigar por um período de tempo específico, mães solos e seus filhos que por diversas razões encontravam-se em situação de vulnerabilidade social, financeira, psicológica ou até mesmo em realidade abusiva.

Por trás da “Casa da Mãe Pobre” havia uma diretoria que coordenava esse local para uma maior organização. Era mediante a pedidos na sociedade que eles ganhavam móveis, alimentação dentre outras coisas para mobiliar as casas e ofertar alimentação e o mínimo para condições dignas de vidas dessas pessoas residentes.

A mãe poderia ficar um tempo específico com o seu filho nessa casa até conseguir se reestabelecer novamente e conseguir sua autossobrevivência e a de seus filhos.

Em paralelo à “Casa da Mãe Pobre” uma das mulheres que fazia parte da diretoria, no ir e vir dos seus afazeres dentro da cidade acabou encontrando um terreno no Bairro João Paulo ll, que continha um pequeno alicerce e teve a ideia de criar também um local para que as pessoas daquele bairro do terreno, este com diversas pessoas em situação de vulnerabilidade, pudessem ter alguma atividade fora das ruas, quando pudessem aprender algum ofício para consequentemente conseguir trabalhar e garantir uma melhor qualidade de vida.

Posterior ao desejo de adquirir o terreno, essa mulher que fazia parte da diretoria solicitou ajuda do prefeito da época da cidade para levantar o alicerce e que se possível o terreno fosse cedido para início deste projeto.

O projeto foi aprovado pela câmara, o alicerce foi levantado e deu-se início ao Centro Integrado Profissional – CIEPRO.

O CIEPRO ofertava curso de padeiro e bordado e ajudou muitos adolescentes de 14 a 17 anos a saírem de uma situação de vulnerabilidade após sua capacitação.
O projeto teve a duração de 3 anos e depois foi fechado por uma assistente social com a argumentação de que faltava algumas regularidades.

Passando-se um tempo o local foi reaberto, mas não mais com o CIEPRO, ele foi aberto com a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos com atividades de contraturno escolar. E assim é até hoje, sobretudo, com as mudanças nas legislações atende o público de 6 a 15 anos também com atividades de contraturno escolar.

Antes tudo era vinculado à “Casa da Mãe Pobre”, todavia ao longo dos anos o termo acabou se tornando pejorativo e a instituição também precisava desvincular das atividades de lá e então foi criado um CNPJ para essa nova instituição que foi denominada “União Espírita Eurípedes Barsanulfo”. Com nome fantasia “Casinha do pão” surgiu pelo fato de na época o local ofertar o curso de padeiro.

Atualmente a entidade fornece oficinas de leitura, valores e sentimentos, oficina de culinária etc, aula de música, aula de judô, aula de atletismo e também momentos de brincadeira e descontração com as crianças.

Nossa Missão

A União Espírita Euripedes Barsanulfo (Casinha do Pão), situada na Rua Ricardo Liporatti, n° 1022, João Paulo II – São Joaquim da Barra/SP, é uma entidade sem fins lucrativos que realiza trabalho com crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos.

Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a9 outras violações, cujas atividades contribuem para re-significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.